STEMAC e Projeto Pescar mudando a realidade de jovens no Brasil

Por 15 de dezembro de 2016Responsabilidade Socioambiental

“Se quiseres matar a fome de alguém, dá- lhe um peixe. Mas se quiseres que ele nunca mais passe fome, ensine-o a pescar” – Lao Tsé.

Com base em um conhecido provérbio chinês, nasceu o Projeto Pescar em 1976. Através de parcerias com organizações e empresas, a iniciativa tem o objetivo de preparar adolescentes para a inclusão social, por meio do ensino profissional e desenvolvimento da cidadania. Até hoje, já formou mais de 25 mil adolescentes e conta com mais de 4 mil colaboradores em toda a rede.

Em 2005, Jorge Luiz Buneder e João Luiz Buneder, presidente e vice-presidente da STEMAC, viram na parceria com a fundação Projeto Pescar, a oportunidade de realizarem um antigo sonho: capacitar jovens para o mercado de trabalho e oportunizar melhores condições socioeconômicas a eles e suas famílias. Tudo começou com a criação da unidade Julieta da Cruz Buneder, em homenagem à matriarca da família.

Um ano depois, em 2006, os frutos apareceram com a primeira turma formada. Dos 206 inscritos, 16 iniciaram o curso e 14 se formaram com uma taxa de 93% de empregabilidade. De lá para cá, para nosso orgulho, o projeto ganhou forças. Até 2015, foram 273 capacitados com 80% deles já empregados. Este ano, ainda teremos a primeira turma formada pelo Projeto Pescar no estado de Goiás, onde os jovens foram preparados na Unidade Fabril da STEMAC.

Acreditar nos sonhos e construir um futuro melhor faz parte do jeito de ser da STEMAC.

Deixe seu comentário