Sistemas de monitoramento remoto – 1ª parte

Por 23 de maio de 2018Artigos Técnicos

Historicamente, nos meados das décadas de 70 e 80, com o avanço da eletrônica e surgimento dos microprocessadores, o computador se tornou uma peça chave nos diversos setores industriais. Este fato possibilitou o desenvolvimento dos primeiros sistemas supervisórios ou sistemas de monitoramento remoto. Esta tecnologia funciona por conexão à distância, permitindo acesso a um servidor privado por meio de um dispositivo que não esteja fisicamente conectado à rede. As principais vantagens destes sistemas são: segurança de operação dos equipamentos, possibilidade de acompanhar a operação à distância, bem como realizar intervenções e monitorar desempenho dos grupos geradores de uma planta sem a necessidade de estar no local.

A tecnologia dos sistemas supervisórios é normalmente aplicada em plantas de shopping centers, indústrias, condomínios residenciais e comerciais, universidades e data centers, entre outros segmentos. Esta aplicação apresenta recursos como: relatórios, telas sinóticas, acesso a banco de dados, históricos e alarmes que, se acionado, informa automaticamente a ocorrência, favorecendo a tomada de providências em tempo real.

A STEMAC oferece soluções de monitoramento, comunicação e suporte remoto para as diversas formas de geração distribuída. Desde aplicativos simples para a supervisão de um grupo gerador, até os mais complexos sistemas de controle multisite. As soluções multisite oferecem ampla diversidade de ferramentas de supervisão, controle e comando, informações precisas dos equipamentos instalados e um sistema completo de supervisão, conferindo conforto e segurança na monitoração das grandezas térmicas e elétricas.  Além disso, existem vantagens destes sistemas que merecem destaque:

  • Disponível para laptop, desktop, tablet e smartphone;
  • Acesso inteligente;
  • Software inclui mapeamento com locais estáticos;
  • Instrumentação e controle em tempo real;
  • Tabelas de log de eventos;
  • Alertas automáticos do sistema.

Se você quer saber mais sobre esse assunto, acompanhe a nossa série ou entre em contato conosco.

Deixe seu comentário