
Três unidades do Complexo Químico da Basf em Guaratinguetá/SP serão as primeiras plantas químicas da América do Sul a receberem a certificação ISO 50001 – norma que auxilia as empresas a estabelecer práticas mais eficientes em relação à gestão energética. A certificação é um dos resultados do projeto Triple E (Excellence in Energy Efficiency), focado em eficiência energética, melhoria dos custos de energia e redução de impactos ambientais.
Em 2011 a empresa iniciou um plano de investimentos que contemplou grupos geradores STEMAC nesta planta, integrando as fontes térmicas e elétricas, utilizando parte do vapor na produção de eletricidade. Com esta melhoria em infraestrutura, foi possível reduzir a dependência de fontes externas.
Nos investimentos realizados, também foram contemplados: automação no sistema de captação, tratamento e distribuição de águas usadas nos processos industriais, além da modernização da subestação de energia elétrica na localidade.
Estes investimentos atestaram o compromisso da empresa em crescer de forma sustentável e garantiu esta honrosa certificação.