Bandeiras tarifárias na conta de luz

Por 9 de abril de 2015Notícias

Desde o início do ano, as contas de energia trazem uma novidade: a aplicação do Sistema de Bandeiras Tarifárias na conta de luz dos consumidores do país. As bandeiras verde, amarela e vermelha indicam se a energia custará mais ou menos, em função das condições de geração de eletricidade, permitindo que o consumidor saiba com antecedência, através da fatura de energia, se o custo da eletricidade estará maior ou menor no mês seguinte, em função das condições da geração de energia.

A energia elétrica no Brasil é gerada principalmente por usinas hidrelétricas. Para operar, elas dependem das chuvas e do nível de água nos reservatórios. Quando há pouca água armazenada, usinas termelétricas são ligadas para poupar água dos reservatórios das hidrelétricas. Com isso, o custo de geração aumenta, pois essas usinas são movidas a combustíveis como gás natural, carvão, óleo combustível e diesel.

Com a aplicação das bandeiras tarifárias, o consumidor terá a oportunidade de gerenciar melhor o seu consumo de energia elétrica, podendo optar por economizar em momentos em que ela estiver mais cara.

STEMAC_bandeiras_tarifarias

Deixe seu comentário