Uma história de muita energia

Por 10 de maio de 2018Artigos Técnicos

A origem das máquinas elétricas e os princípios de seu funcionamento baseiam-se em leis do eletromagnetismo. O conhecimento da eletricidade começou por volta de 641 A.C, com o grego Tales de Mileto, que por meio de experimentos, descobriu que corpos quando atritados podem adquirir certas propriedades capazes de atrair ou repelir. A partir dessa ideia, em 1663, o alemão Otto Von Guericke construiu a primeira máquina eletrostática, que transformava energia mecânica em energia elétrica.

Em 1831, Michael Faraday desenvolveu um sistema capaz de transformar energia elétrica partindo da energia mecânica, possibilitando a criação de um dispositivo capaz de gerar energia. Essa descoberta foi a primeira etapa para o surgimento dos geradores, que ao longo dos tempos vêm sendo melhorados e ampliados, incorporando descobertas tecnológicas que permitem ao gerador de energia ser considerado uma excelente e confiável fonte de energia.

Desde então, o progresso técnico que possibilitou o desenvolvimento industrial na escala que conhecemos, favoreceu à humanidade um aumento significativo do consumo de energia. Esta mesma eletricidade, tanto no aspecto tecnológico como pela sua influência na economia, tem ampliado cada vez mais a dependência por parte do homem moderno. O desenvolvimento tecnológico, o crescimento industrial e a melhora no padrão de vida da sociedade, são acompanhados pela evolução do consumo de energia e a necessidade de ampliação dos recursos energéticos.

Os grupos geradores, disponíveis em tempo integral, entram em operação em questão de segundos e garantem o funcionamento do sistema através da geração própria. O gerador converte a energia mecânica em energia elétrica, garantindo o suprimento de energia quando há interrupção no fornecimento mantido pelas concessionárias.

Confira as imagens que apresentam a evolução na linha produtos STEMAC, que há mais de 65 anos oferece as melhores soluções em energia.

Deixe seu comentário