Sistemas de monitoramento remoto – 2ª parte

Por 8 de junho de 2018Artigos Técnicos

Como apresentamos em artigo anterior, o uso do supervisório não está mais restrito aos operadores de máquinas e equipamentos. É comum que hoje encontremos na lista de usuários destes sistemas diferentes perfis, incluindo supervisores, gerentes e até diretores das empresas. Ou seja, os sistemas de monitoramento remoto e supervisórios passaram de aplicações isoladas a fonte de dados confiáveis, ocupando um posto muito mais importante no universo da automação industrial e permitindo real integração com outros ambientes, sejam eles o chão-de-fábrica ou mesmo gerenciais e corporativos.

Dentre as funcionalidades da aplicação destes sistemas, destacamos a “democratização da informação”, isto é, a possibilidade de, sem nenhum procedimento especial, ter diferentes perfis e objetivos, conectados há uma rede wireless pública, através de equipamentos móveis do tipo tablets e smartphones, com visualizações e registros de históricos que permitem intervenção em tempo real.

A STEMAC oferece soluções de monitoramento, comunicação e suporte remoto para as diversas formas de geração distribuída. Desde aplicativos simples para a supervisão de um grupo gerador, até os mais complexos sistemas de controle como passamos a presentar:

  • Sistema SCADA é um sistema supervisório de monitoramento e controle, com representações de elementos gráficos e indicadores de desempenho dos equipamentos conectados. As informações apresentadas dependem exclusivamente do perfil de cada usuário que acessa o sistema.
  •  Protocolo SNMP (Simple Network Management Protocol) é um protocolo padrão de mercado, muito utilizado em data centers, criado para facilitar o monitoramento e o gerenciamento de redes. Entre as principais soluções de monitoramento este sistema fornece alertas (SMS, E-mail ou PUSH) para comunicar falhas na infraestrutura instalada. Permite que uma ou mais máquinas da rede sejam designadas como gerentes. Esse dispositivo recebe informações dos demais itens da rede, que se tornam agentes. Com o processamento dessas informações, é possível administrar todo o sistema e facilmente detectar anomalias.
  • Nuvem é um sistema supervisório podemos monitorar e controlar remotamente os equipamentos que estão conectados na rede. Através de laptops, tablets ou smartphones temos acesso aos históricos de eventos, registros e toda a instrumentação do motor e gerador.

A aplicação dos sistemas supervisórios e monitoramento remoto destacam-se nas organizações, tanto por garantir a segurança de sua infraestrutura, como para manter o desempenho operacional, viabilizando o controle à distância de diferentes módulos, reduzindo o tempo de diagnóstico, através de interface amigável e intuitiva.

Fique atento. É importante contar com equipe especializada para a avaliar e identificar o sistema de monitoramento que atenderá a sua demanda. Consulte a STEMAC e conheça as soluções projetadas e desenvolvidas para atender a sua necessidade.

Deixe seu comentário