Mais Energia para o seu Agronegócio

Por 6 de março de 2020Artigos Técnicos, Quem já usa

No agronegócio os processos de secagem, beneficiamento e armazenagem merecem total atenção para garantir a qualidade dos grãos e sementes.

A umidade das sementes logo após a colheita normalmente é elevada e se armazenada nesta condição, por um período mais longo, a umidade contribui para acelerar o processo de deterioração das sementes e diminuição da sanidade das mesmas. Para alterar esta condição é realizado o processo de secagem que é a retirada parcial de água da semente através da secagem, mediante fornecimento forçado de ar aquecido. O emprego deste artifício, utiliza de equipamentos denominados secadores.

A nível comercial, os secadores podem apresentar sob diferentes configurações, contendo por acessórios: sistema de aquecimento do ar, sistema de movimentação do ar, ventiladores e sistema de movimentação dos grãos, elevadores de caçambas, transportadores helicoidais e fitas transportadoras. Estas configurações são demandantes de energia e para garantir a operação de todas as etapas do processo, é importante que a estrutura conte com um sistema de geração de energia autônoma.

Os grupos geradores de energia atendem as demandas deste segmento do agronegócio, suprindo as estruturas dedicadas a secagem, beneficiamento e armazenagem com sucesso.

A necessidade de priorizar o processo de secagem de produtos  agrícolas  aumenta à medida  que cresce a produção, devido às seguintes vantagens:

  • permite  antecipar   a  colheita,   disponibilizando  a  área  para  novos cultivos;
  • minimiza a perda do produto no campo;
  • permite armazenagem por períodos mais longos, sem o perigo de deterioração do produto;
  • o poder germinativo é mantido por longos períodos;
  • impede o desenvolvimento de microrganismos e insetos.

A STEMAC, especialista no segmento de grupos geradores, oferece aos produtores rurais, serviços especializados através de equipe própria de engenheiros, para realizar avaliação técnica e estudo de viabilidade econômica sem ônus.

Consulte a STEMAC e conheça as soluções em energia, projetadas e desenvolvidas para o agronegócio.

Deixe seu comentário