Como definir a potência ideal para atender as suas demandas de energia

Por 6 de fevereiro de 2018Artigos Técnicos

O tamanho ou potência do grupo gerador e a sua configuração são determinados a partir do projeto elétrico que avalia diversos pontos como:

  • Potência necessária para cobrir as necessidades de energia presentes e futuras, definindo os equipamentos serão conectados ao grupo gerador;
  • Elementos que deve incorporar o equipamento (comando manual ou automático, operação em paralelo com outros equipamentos ou com a rede pública, tratamento acústico, entre outros opcionais);
  • O regime de operação do grupo gerador será em emergência, horário de ponta ou fonte única de energia;
  • Definição de tempo/autonomia desejada;
  • Normas e regulamentações a cumprir (ruído, emissão de gases e partículas);
  • Onde será instalado o equipamento, se ao ar livre ou em sala especial e quais os impactos do ambiente externo como clima, poeira e áreas agressivas.

A partir destas verificações calcula-se a potência do grupo gerador de energia elétrica. Orientamos que este levantamento de cargas seja realizado por profissionais capacitados e reconhecidos na área, pois a partir deste momento uma série de cálculos serão necessários para o projeto elétrico, que além de complexo deverá observar questões relativas à segurança e instalações adequadas.

Quer saber mais sobre cálculo de potência e dimensionamento? Nos acompanhe. Nas próximas publicações falaremos sobre potência, kVA e kW.

4 Comentários

  • Jocivaldo Sousa disse:

    Bom dia
    Sou formado em eletrotécnica e gostaria muito de fazer um curso de grupo gerador na stemac, como posso conseguir realizar esse sonho?

  • Osmar Ribeiro Boa Sorte disse:

    Bom dia!

    Qual o percentual eu devo considerar como segurança pra o gerador trabalhe continuamente?
    Tenho uma carga de iluminação de 108 Kw, qual gerador suporta essa carga continuamente?

    • STEMAC disse:

      Olá Osmar, agradecemos seu contato. Para esclarecer sua dúvida, você poderá entrar em contato através do nosso canal o Disque Soluções em Energia, pelo fone 0800 723 3800 ou pelo e-mail stemac@stemac.com.br. Se preferir, nos informe seu telefone e DDD que faremos contato.

Deixe seu comentário